quinta-feira, 8 de abril de 2010

Páginas em Construção


Evolucionismo

Chegaram como iluministas...
Cheio de ideais e proposta para minha gente
Com navios enormes eles atracaram por aqui...

Com uma língua que desconhecíamos...
Comunicávamos-nos através de trocas
Pensamos ser justos e eles não...

Quando começaram a tratar nos como
Se eles fossem os nossos caciques
Não nos sujeitamos a eles
Houve morte para amedrontar minha gente...
Conseguiram... E hoje eles pregam que foram eles os descobridores
Acharam o que estava perdido
E trouxeram a evolução.

Vivíamos em ocas e tentas...
Tínhamos plantações e a caça...
Hoje temos que trabalhar para o aluguel
Com o que sobra eu compro o peixe...

Eles trouxeram a evolução...
Hoje já existe o carro
E meu cavalo já não tem tanta utilidade...
Mais eu não preciso me preocupar com petróleo...
A grama Deus me dá em qualquer canto...

Não me contento com meu canto que já foi recanto,
E as danças para a chuva, a florestas, minhas arvores e minhas festas.
Meus rios e minha gente foram extintos...
Meu povo era livre...
Eram irmãos
e sabiam dividir...

Hoje não tenho mais povo...
Ele não mais é índio
É homem branco...
É brasileiro...

E a “frase” transformou o que estava,
Em algo que não mais será...
Francês, inglês não importa quem disse ou escreveu.
Ninguém é Irmão,
Nem livre
E nem sabe repartir...
Evoluímos...

Ronaldo Lopes de Sá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário